Agenda Semanal: 23 a 27 de Novembro: Revisão de Estabilidade do BCE, Minutas FOMC, PCE e Dados Escandinavos

O destaque principal desta semana será na Análise de Estabilidade Financeira do BCE, que será divulgada na quarta-feira, e na ata da reunião do FOMC, também entregue no mesmo dia. Também obteremos os números do índice PCE dos EUA, que serão monitorados cuidadosamente pelo Fed. A Suécia e a Noruega também vão fornecer um conjuntos de dados importantes.

Segunda-feira será um dia relativamente calmo em termos de divulgação de dados econômicos. O Japão estará fechado por causa da celebração do Dia dos Trabalhadores. A zona do euro divulgará seus PMIs de manufatura e serviços para o mês de novembro. Se os números da manufatura tiverem diminuído de 54,8 para 53,1, a leitura dos serviços deve aparecer um pouco melhor, subindo fracionariamente de 46,9 para 47. Se as leituras saírem como o esperado, isso pode não ser bom para o euro, já que o PMI de manufatura mostraria um declínio e o PMI de serviços permaneceria em território de contração.

O Reino Unido apresentará sua leitura preliminar do PMI composto. Atualmente não há previsões disponíveis, no entanto, o número anterior era de 52,1 e vem diminuindo desde setembro. Os EUA também apresentarão seus PMIs de manufatura e serviços para o mês de novembro. O de manufatura deve ter permanecido o mesmo, em 53,4, mas acredita-se que o número de serviços caiu de 56,9 para 54,6. Não esperamos que o dólar americano seja muito afetado, a menos que as leituras reais estejam longe das previsões.

A terça-feira começará com a Alemanha divulgando seus números finais do PIB do trimestre e do ano para o terceiro trimestre. Se dermos uma olhada na leitura instantânea do valor do PIB do QoQ da Alemanha divulgado no final de outubro, esse número não só superou os -9,8% anteriores, mas também a previsão otimista inicial de + 7,3%. Por enquanto, acredita-se que o valor final aparecerá em -10,1%, o que pode decepcionar alguns investidores, especialmente os euro-bulls, pois pode prejudicar a moeda comum. O número final do PIB anual também deve sair em território negativo, em -11,7%, enquanto a previsão é de apenas -4,1%.

A Alemanha também entregará seu número de índice de clima de negócios Ifo. Até o momento, a previsão é de 93,0, um pouco acima da leitura anterior de 92,7.

Image for post
Image for post

Os EUA divulgarão seu número de confiança do consumidor CB para o mês de novembro, no entanto, espera-se que um esteja no lado inferior, indo dos 100,9 para 98,0 anteriores. Certamente, isso não é algo que os investidores gostariam de ver mais adiante na temporada de férias.

Image for post
Image for post

Quarta-feira será um dia bastante agitado em relação à divulgação de dados econômicos. O dia começará com o número de desemprego norueguês, que se espera que permaneça o mesmo, em 5,3%. Se assim for, podemos esperar que a coroa norueguesa permaneça inalterada em relação às suas principais contrapartes, como o euro e o dólar dos EUA, no entanto, a NOK pode permanecer um pouco mais vulnerável aos desenvolvimentos no mercado de petróleo.

Image for post
Image for post

Posteriormente, o BCE apresentará sua Análise de Estabilidade Financeira, a fim de mostrar o que ele e outros bancos centrais da zona do euro pensam sobre o estado atual do sistema financeiro. O relatório visa promover a sensibilização da indústria financeira europeia e mostrar as questões que a rodeiam neste momento. Na revisão anterior, que foi entregue em maio, o BCE afirmou que: “A propagação do coronavírus (COVID-19) desencadeou mudanças abruptas nos preços dos ativos e conduziu a um aumento do stress do sistema financeiro”. Ele também disse que: “A pandemia de coronavírus afetou virtualmente todos os aspectos da atividade econômica, às vezes interagindo com vulnerabilidades financeiras pré-existentes. Mesmo que temporária, haverá uma contração significativa da atividade económica da área do euro este ano ”. Não esperamos que o euro reaja muito ao relatório.

Antes do início da sessão dos EUA, receberemos alguns dados econômicos dos EUA. Os pedidos de seguro-desemprego iniciais e contínuos da semana passada serão divulgados. Atualmente não há previsão para o número contínuo de pedidos de auxílio-desemprego, mas acredita-se que o número inicial tenha melhorado um pouco, indo de 742k para 730k. Além disso, os EUA divulgarão seu PIB preliminar para o terceiro trimestre do trimestre, que deverá ter permanecido igual ao anterior, em + 33,1%. Se assim for, o dólar dos EUA poderia ficar focado nos outros conjuntos de dados dos EUA, que ficarão sob os holofotes, e essas são as principais taxas PCE para o mês de outubro. Não há previsões para os números da manchete MoM e YoY PCE, no entanto, acredita-se que os principais tenham caído um décimo de um por cento. O número MoM deverá cair de + 0,2% para + 0,1% e o YoY deverá cair de + 1,5% para + 1,4%. Certamente, se os números reais ficarem ainda abaixo das previsões iniciais, isso não é algo que o Federal Reserve gostaria de ver. O Fed usa o índice PCE para tomar suas decisões de política monetária. E dado que o FOMC fixou uma meta de trazer a inflação um pouco acima de 2%, para ter uma inflação de prazo mais longo perto da média de 2%. Se os números reais do PCE ficarem abaixo do previsto, isso pode ter um efeito negativo no USD.

Image for post
Image for post

Os EUA também entregarão ao consumidor a renda pessoal e os números de gastos do mês de outubro em uma base mensal. Até agora, as previsões estão no lado inferior. Acredita-se que a renda pessoal tenha caído de + 0,9% para + 0,1% e que os gastos pessoais caiam de + 1,4% para + 0,3%. Se for esse o caso. Isso pode criar um ambiente sem risco no mercado.

Image for post
Image for post

Posteriormente, obteremos a ata da última reunião do FOMC. Os investidores tentarão buscar clareza sobre como os formuladores de políticas estão dispostos a prosseguir. Durante a reunião anterior, o Fed decidiu esperar para ver, devido à incerteza em torno das eleições nos Estados Unidos. O Comitê declarou da última vez que está pronto para usar todas as ferramentas disponíveis para apoiar a economia dos EUA.

Na quinta-feira, os EUA estarão fechados devido à celebração do Dia de Ação de Graças.

Durante as primeiras horas da manhã europeia de quinta-feira, o banco central sueco assumirá o centro das atenções, uma vez que irá entregar a sua decisão sobre a taxa de juro. No último relatório de política monetária divulgado pelo Riksbank, ele afirma que a economia sueca conseguiu se recuperar um pouco após o declínio acentuado experimentado na primavera deste ano. O Banco continuará dando suporte à economia e acredita-se que a taxa repo se mantenha em 0,0%.

Image for post
Image for post

Posteriormente, o BCE publicará seu relato das atas da reunião de política monetária da reunião de outubro, que pode mostrar mais flexibilização monetária, a fim de continuar a apoiar a zona do euro.

Na sexta-feira, os EUA estarão abertos, mas fecharão mais cedo, devido à contínua celebração do Dia de Ação de Graças.

Durante as primeiras horas da manhã asiática de sexta-feira, o Japão entregará o núcleo de Tóquio e os principais números do CPI em uma base anual para o mês de novembro. Atualmente não há previsão disponível para o número manchete, mas espera-se que o núcleo saia para o lado inferior de -0,5%, em -0,7%. Não esperamos muito movimento do iene japonês, já que a moeda pode permanecer vulnerável ao sentimento mais amplo do mercado.

A Suécia deve divulgar seus dados trimestrais e anuais do PIB para o terceiro trimestre. A previsão atual dos números reais é uma melhoria. Espera-se que o número YoY passe de -7,7% para -3,7%, enquanto a leitura QoQ deve voltar a território positivo, passando de -8,3% para + 4,4%.

O vizinho da Suécia, a Noruega, divulgará seus dados de desemprego não corrigidos de sazonalidade para o mês de novembro. A previsão atualmente é de 4,0%. Se for esse o caso e o número real for mostrado como esperado, isso pode ser uma decepção para a economia norueguesa, que é considerada uma das mais fortes do mundo, porque a leitura anterior estava em 3,5%. O NOK pode levar uma leve surra em relação às suas contrapartes principais, se o número real sair conforme previsto, ou até mais alto.

Anotação: Artigo traduzido do original em inglês

Aviso de Risco:

O conteúdo que produzimos não constitui consultoria ou recomendação de investimento, não deve ser considerado como tal e não constitui de forma alguma um convite para adquirir qualquer instrumento ou produto financeiro. O grupo de empresas do JFD, suas afiliadas, agentes, diretores, executivos ou funcionários não são responsáveis por quaisquer danos que possam ser causados por comentários ou declarações individuais de analistas do JFD e não assumem nenhuma responsabilidade com relação à integridade e correção do conteúdo apresentado . O investidor é o único responsável pelo risco de suas decisões de investimento. Portanto, você deve procurar, se considerar necessário, aconselhamento profissional independente e relevante. As análises e comentários apresentados não incluem nenhuma consideração de seus objetivos de investimento pessoal, circunstâncias ou necessidades financeiras. Existem diferenças acentuadas entre os resultados hipotéticos de desempenho e os resultados reais subsequentemente alcançados por qualquer estratégia de negociação específica e/ou produto de investimento. O conteúdo não foi preparado de acordo com os requisitos legais para análises financeiras e, portanto, deve ser visto pelo leitor como informações de marketing. O JFD proíbe a duplicação ou publicação sem aprovação explícita.

Os CFDs são instrumentos complexos e apresentam um alto risco de perder dinheiro rapidamente devido à alavancagem. 72.57% das contas de investidores retail perdem dinheiro ao negociar CFDs com esse provedor. Você deve considerar se pode correr o alto risco de perder seu dinheiro. O desempenho passado não é indicativo para resultados futuros. Seu capital está em risco. Por favor, leia a divulgação completa do risco.

Copyright 2020 JFD Group Ltd.

Originally published at https://www.jfdbank.com.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store