Perspectiva 19 a 23 de Abril: BoC e BCE assumem o controle da semana

JFD Brokers
8 min readApr 19, 2021

Após a decisão de política monetária do RBNZ da semana passada, esta semana, a tocha do banco central será passada para o BoC e o BCE, com os participantes do mercado ansiosos para descobrir se esses bancos estão realmente considerando reduzir suas compras de QE, com o primeiro possível para prosseguir com uma redução já neste encontro. Também obtemos um monte de dados do Reino Unido, incluindo inflação, vendas no varejo e PMIs, bem como CPIs da Nova Zelândia para o primeiro trimestre.

A segunda-feira é um dia relativamente calmo, com os únicos lançamentos que valem a pena mencionar são a balança comercial do Japão para março, que já foi divulgada, e as moradias do Canadá começam no mesmo mês, com lançamento previsto para o final do dia. Tanto as exportações quanto as importações do Japão foram melhores do que o esperado, com o superávit comercial do país subindo para JPY 663,7 bilhões, de JPY 215,9 bilhões. Prevê-se que o início de habitações no Canadá tenha aumentado um pouco

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o RBA divulga a ata de sua última decisão de política monetária, quando manteve sua política inalterada, repetindo que a recuperação econômica da Austrália está bem encaminhada e que é mais forte do que se esperava. Portanto, examinaremos as atas em busca de pistas sobre se isso diminuiu ainda mais as chances de flexibilização adicional em um futuro previsível e se alguns membros já começaram a pensar sobre a normalização.

No final do dia, durante o início da sessão da UE, o relatório de emprego do Reino Unido para fevereiro será divulgado. A taxa de desemprego deve ter subido de 5,0% para 5,1%, enquanto a variação líquida no emprego deve mostrar que a economia perdeu 167 mil empregos nos três meses até fevereiro, mais do que os 147 mil anteriores. No que diz respeito ao crescimento dos salários, as taxas de bônus incluindo e excluindo deverão ter se mantido estáveis ​​em + 4,8% ano a ano e + 4,2% ano a ano, respectivamente.

Na quarta-feira, o principal evento da agenda econômica pode ser a decisão sobre a taxa de juros do Banco do Canadá. Da última vez, o Banco manteve o cenário de política monetária inalterado e observou que a recuperação econômica continua exigindo um apoio extraordinário da política monetária, até que a folga econômica seja absorvida para que a meta de inflação de 2% seja atingida de forma sustentável. De acordo com as projeções de janeiro do Banco Mundial, isso não deve acontecer até 2023. O dólar canadense caiu um pouco no momento da divulgação, mas foi rápido em recuperar essas perdas, já que as autoridades reiteraram que à medida que continuam “a ganhar confiança na força da recuperação, o ritmo de compras líquidas de títulos do governo do Canadá será ajustado conforme necessário ”, algo que pode ter mantido a porta aberta para uma redução gradual do QE.

Desde então, os dados do PIB mostraram que a economia canadense cresceu mais do que o esperado em janeiro, enquanto os dados do emprego revelaram uma queda notável na taxa de desemprego nos últimos dois meses e ganhos de emprego muito fortes. Além disso, antes da reunião, os dados de inflação do Canadá devem mostrar que a taxa principal do CPI saltou de + 1,1% para + 2,3% per annum, embora isso seja visto por muitos como temporário. Com tudo isso em mente, seria interessante ver se e como os formuladores de políticas ajustarão suas políticas. Embora se espere que as taxas de juros permaneçam inalteradas, gostaríamos de ver se eles eventualmente decidirão reduzir suas compras de QE. Afinal, o Banco atualmente já possui cerca de 40% de todos os títulos do governo, e o governador Macklem disse claramente que se esse número ultrapassar 50%, o funcionamento do mercado pode ser distorcido.

Quanto ao dólar canadense, reduzir as compras de títulos pode ser positivo. Combinado com uma melhoria potencial no sentimento mais amplo do mercado e mais ganhos nos preços do petróleo, a política monetária provavelmente será um impulso extra no caminho do Loonie para cima. No entanto, para estar do lado mais seguro, gostaríamos de explorar quaisquer ganhos CAD adicionais contra os portos-seguros, como o iene, que esperamos permanecer abaixo dos juros de venda devido a um apetite de risco crescente.

Quanto aos dados de quarta-feira, durante a sessão asiática, obtemos os CPIs da Nova Zelândia para o primeiro trimestre. Prevê-se que a taxa trimestral subiu de + 0,5% para + 0,7%, mas é provável que mantenha a taxa anual inalterada em + 1,4%. No encontro da semana passada, o RBNZ manteve suas configurações de política intactas, ficando preparado para diminuir o OCR ainda mais se necessário e acrescentando que um período de tempo prolongado provavelmente passará antes que seus objetivos sejam alcançados. Uma taxa de inflação homóloga inalterada provavelmente adicionará mais credibilidade à opinião do Banco e permitirá que os funcionários permaneçam prontos para cortar as taxas de juros, se necessário.

Recebemos mais dados de CPI no final do dia, desta vez do Reino Unido. A taxa principal deverá ter subido para + 0,7% per annum de + 0,4%, enquanto a taxa básica deverá ter subido para + 1,0% per annum de + 0,9%. Na reunião anterior do BoE, os formuladores de políticas mantiveram suas políticas inalteradas e observaram que os planos recentes para abrandar as restrições relacionadas à ambição podem ser consistentes com uma perspectiva ligeiramente mais forte para o crescimento do consumo. No entanto, eles repetiram que as perspectivas para a economia permanecem incomumente incertas e que, se as perspectivas para a inflação enfraquecerem, eles estão prontos para tomar as medidas necessárias. Assim, com as taxas de manchete e de base do CPI bem abaixo do objetivo do Banco de 2%, não acreditamos que os funcionários irão alterar sua posição tão cedo

Na quinta-feira, a tocha do banco central será passada para o BCE. Em sua última reunião, este Banco decidiu acelerar seu Programa de Compra de Emergência Pandêmica para impedir qualquer aumento injustificado nos rendimentos dos títulos. Embora outros grandes bancos centrais compartilhem da opinião de que o aumento mais recente nos rendimentos dos títulos em todo o mundo representa apenas uma recuperação econômica saudável, esse não é o caso do BCE. O aumento dos rendimentos dos títulos na Europa parcialmente se espalhou pelos mercados dos EUA em reação ao enorme estímulo fiscal do presidente Biden.

Dito isso, os PMIs desde então sugeriram que a economia da área do euro está se recuperando, enquanto a inflação subiu. Embora várias nações da zona do euro ainda estejam em bloqueios, e apesar do presidente do BCE, Lagarde, notar que qualquer aumento na inflação provavelmente será temporário, a ata da última reunião revelou que as autoridades discutiram a ideia de reduzir o ritmo de compras do PEPP no futuro. Assim, seria interessante ver se eles sinalizarão algo assim nesta reunião, ou se ficarão prontos para facilitar ainda mais se julgar necessário. Com os rendimentos dos títulos do governo em todo o mundo diminuindo recentemente, veríamos o primeiro caso como o mais provável e, se realmente for o caso, o euro provavelmente continuará se fortalecendo.

Quanto aos dados, o único que vale a pena mencionar são as vendas de casas existentes nos EUA para março, que devem ter se recuperado 0,9% no comparativo mensal, após cair 6,6% em fevereiro.

Finalmente, na sexta-feira, durante a sessão asiática, os IPCs nacionais do Japão para março serão divulgados. Nenhuma previsão está disponível para a taxa principal, mas espera-se que a principal tenha subido de -0,4% para -0,1% no comparativo anual.

Durante a madrugada da UE, as vendas no varejo do Reino Unido para março serão divulgadas. As vendas principais e principais devem ter desacelerado para + 1,5% no comparativo mensal e + 1,3% no comparativo mensal de + 2,1% e + 2,4%. Seguindo as últimas preocupações de segurança com relação à vacina de coronavírus AstraZeneca, que pode ter retardado o lançamento no Reino Unido, desacelerar as vendas no varejo pode levantar questões em relação à visão do BoE de que o crescimento do consumo provavelmente se fortalecerá. Isto, combinado com a inflação potencialmente moderada na quarta-feira, e um recuo nos PMIs de abril, que serão divulgados no final do dia, pode permitir que os comerciantes continuem vendendo a moeda britânica por mais um tempo.

Além dos PMIs preliminares do Reino Unido, para os quais nenhuma previsão está disponível, recebemos as impressões preliminares da zona do euro e dos EUA também. Os índices de manufatura e serviços da zona do euro devem ter recuado para 62,0 e 49,1, de 62,5 e 49,6, respectivamente, algo que levaria o PMI composto de 53,2 para 52,8. Nos EUA, os PMIs de manufatura e serviços devem aumentar para 60,5 e 61,7, de 59,1 60,4, confirmando que a maior economia do mundo está se recuperando dos danos da pandemia de coronavírus em um ritmo mais rápido do que outras nações.

Anotação: Artigo traduzido do original em inglês

Aviso de Risco:

O conteúdo que produzimos não constitui consultoria ou recomendação de investimento, não deve ser considerado como tal e não constitui de forma alguma um convite para adquirir qualquer instrumento ou produto financeiro. O grupo de empresas do JFD, suas afiliadas, agentes, diretores, executivos ou funcionários não são responsáveis por quaisquer danos que possam ser causados por comentários ou declarações individuais de analistas do JFD e não assumem nenhuma responsabilidade com relação à integridade e correção do conteúdo apresentado . O investidor é o único responsável pelo risco de suas decisões de investimento. Portanto, você deve procurar, se considerar necessário, aconselhamento profissional independente e relevante. As análises e comentários apresentados não incluem nenhuma consideração de seus objetivos de investimento pessoal, circunstâncias ou necessidades financeiras. Existem diferenças acentuadas entre os resultados hipotéticos de desempenho e os resultados reais subsequentemente alcançados por qualquer estratégia de negociação específica e/ou produto de investimento. O conteúdo não foi preparado de acordo com os requisitos legais para análises financeiras e, portanto, deve ser visto pelo leitor como informações de marketing. O JFD proíbe a duplicação ou publicação sem aprovação explícita.

Os CFDs são instrumentos complexos e apresentam um alto risco de perder dinheiro rapidamente devido à alavancagem. 79.07% das contas de investidores retail perdem dinheiro ao negociar CFDs com esse provedor. Você deve considerar se pode correr o alto risco de perder seu dinheiro. O desempenho passado não é indicativo para resultados futuros. Seu capital está em risco. Por favor, leia a divulgação completa do risco.

Copyright 2021 JFD Group Ltd.

Originally published at https://www.jfdbank.com.

--

--

JFD Brokers

JFD is a leading Group of Companies offering financial and investment services and activities.